SERVIÇOS
LAUDOS TÉCNICOS
Aqui na Barão Engenheira Elétrica você encontra rapidez, seriedade e comprometimento na emissão dos Laudos de SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas), NR-10, Laudo Elétrico, Aterramento e Subestações.
NÓS PODEMOS TE AJUDAR!
O SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) tem como principal objetivo proteger a edificação das descargas elétricas (raio), dando um “caminho” rápido e seguro para a corrente elétrica, do ponto de captura (sistema de captação) até a terra (sistema de aterramento).
- Subsistema de Captação:o para raio, que tem como objetivo receber a descarga atmosférica.
- Subsistema de Descida:tem como objetivo conectar o sistema de captação com o subsistema de aterramento
- Subsistema de Aterramento:é uma malha composta de hastes cravadas no solo que “escoa” o raio sem danificar a edificação.
A NBR:5419 sofreu uma atualização em 2015. Para determinar se a edificação precisa ou não de SPDA é necessário realizar uma análise de risco conforme a norma.
Quem já possui, necessita realizar a análise de risco que apontará a necessidade de uma atualização ou não. O laudo normalmente é solicitado pelos bombeiros ou equipe de segurança do trabalho do local.
- 1º Realização da Inspeção técnica e visual
- 2º Análise de projeto executado
- 3º Avaliação de necessidade de atualização.
O Laudo Elétrico tem como objetivo avaliar as condições das instalações elétricas de determinado local de acordo com as normas técnicas vigentes.
- Instalações novas/recém construídasCom a finalidade de garantir que obra foi executada conforme o projeto elaborado e que tenha segurança para operação e utilização da instalação elétrica.
- Intervações na instalaçãoAtualizações e mudanças feitas em estabelecimentos comerciais e industriais.
- Problemas na instalaçãoQuando acontece algum problema na instalação elétrica existente (maioria dos casos).
Estabelecimentos comerciais, indústrias que necessitam da renovação anualmente e condomínios residenciais;
É realizado uma visita técnica no local e feito uma inspeção minuciosa e detalhada em toda a instalação elétrica do local, analisando o estado físico dos componentes elétricos (como cabos, disjuntores e barramentos).
Na inspeção, utiliza-se equipamentos de medição, como por exemplo: multímetro e câmera térmica.
- 1º Inspeção detalhada em toda a instalação elétrica presente no local.
- 2º Medições das grandezas elétricas com equipamentos com certificado com calibração.
- 3º Elaboração do laudo de acordo com as normas técnicas (NBR 5410 e NR-10) e avaliação técnica que poderá ser de três formas: Conformidade, Conformidade parcial e não conformidade.
O laudo de subestações avalia todos os componentes que envolvem a subestação de energia, como: Transformador, chaves, disjuntores, cabeamento, barramento e conexões, relés e demais dispositivos de proteção.
Com essa análise é possível realizar manutenção preventiva (que a Barão também executada), antecipando eventuais problemas e garantindo o fornecimento de energia de forma adequada e segura.
Uma falha numa subestação com certeza trará prejuízos financeiros ao cliente, uma vez que ela se faz presente em boa parte dos estabelecimentos comerciais e industriais (além de mercados e shoppings).
- Análise termográfica dos equipamentos.
- Coleta e análise do óleo do transformador (quando necessário).
- Validação do sistema conforme as normas técnicas.
- Emissão do laudo apontando melhorias e recomendações quando necessário.
Negócios como Mercados, Shoppings e Indústrias necessitam contar com o Laudo de Subestação para a garantia do funcionamento dos seus empreendimentos.
- 1º Agendamento de visita técnicaO agendamento da visita técnica é necessário para sincronizar o horário de atuação da equipe a fim de reduzir o impacto da falta de fornecimento de energia, que ocorre em alguns casos na realização de toda a análise.
- 2º Recolhimento de dados e materiais necessários para análise.
- 3º Emissão do laudoApós fazemos a validação dos componentes conforme as normas e exigências técnicas e realizamos a Emissão do laudo apontando melhorias e recomendações quando necessário.
O Laudo de aterramento também chamado de medição ôhmica, tem como objetivo validar a efetividade do sistema de aterramento buscando garantir a segurança e o funcionamento da instalação elétrica.
Instalações provisórias para obras, condomínios residenciais, comércio e indústrias.
Com um equipamento Terrômetro, realizamos uma inspeção e medição ôhmica no local.
- 1º Com uma Visita técnica realizamos a Inspeção das medições no local;
- 2º Após coletas todas as informações realizamos uma análise crítica sobre elas;
- 3º Realizamos a emissão de laudo de conformidade ou não conformidade caso algo esteja fora do padrão e também fazemos a indicação de melhorias para os pontos sinalizados.